6 lugares tão secretos que não conseguirá encontrá-los no Google Maps
Estamos tão habituados a planear viagens através do Google Maps, que muitos já nem conhecem a sensação de ter um mapa real nas mãos. Contudo, nem mesmo esta plataforma consegue revelar alguns dos locais mais misteriosos da Terra.
“Ora, bolas. Lá está a aplicação a travar, outra vez?”; “Isto deve estar errado, de certeza. Andamos aqui às voltas!”
Quantas vezes já se enganou no caminho até algum destino devido às aplicações de mapas? Apostamos que já lhe aconteceu, pelo menos, uma vez na vida. Ainda assim, já não passa sem a ajuda do Google Maps quando precisa de encontrar novas moradas ou quando quer conhecer alguma cidade pela primeira vez.
Aliás, este serviço de pesquisa já se tornou algo tão prático e natural de se usar que é difícil lembrar o tempo em que andávamos de mapa na mão por áreas desconhecidas a tentar perceber o sítio exato onde nos encontrávamos.
No entanto, mesmo com a grande variedade de informações que essa plataforma oferece, há alguns locais secretos que são tão enigmáticos que nem mesmo o Google Maps ousa revelar os seus detalhes.
É verdade, por muito que considere a capacidade de ver todos os lugares da Terra usando o Google Maps e o Street View como garantida, existem alguns que não pode visitar online. Conheça seis desses locais.
Casa de Ariel Castro, Avenida Seymour, 2207, Ohio, Estados Unidos
Já pensou nalgum crime tão abominável que o local onde foi cometido deveria ser escondido para sempre? Foi exatamente isso que aconteceu com o caso de Ariel Castro, o homem que manteve três jovens prisioneiras na sua casa em Cleveland durante uma década.
Ao pesquisar pela morada Avenida Seymour, 2207, Ohio, Estados Unidos, no Google Maps conseguirá visualizar todas as casas do bairro, exceto esta.
A casa censurada é precisamente o local sombrio que abrigou os sequestros terríveis tramados por Ariel Castro. Tudo mudou quando em maio de 2013, uma das vítimas conseguiu escapar e procurar ajuda. O infame criminoso foi, então, capturado e condenado a uma pena de mil anos.
Ilha Jeannette, Rússia
Digite “Jeannette Island Russia” na pesquisa do Google Maps e o que encontrará será pouco — tanto na visualização do mapa quanto na visualização de satélite. Também poderá ler uma mensagem pop-up que informa que a ilha está “Indisponível 76.717947.158.109982”.
Curiosamente, não se sabe ao certo o motivo pelo qual permanece escondida no Google Maps. A única informação que poderá justificá-lo é ter sido, no passado, palco de tensões e conflitos entre a Rússia e os Estados Unidos. Outra das teorias é a de que é agora uma base militar russa que ninguém quer mostrar ao mundo.
Moruroa, Polinésia Francesa
Moruroa é uma ilha oceânica localizada no sul do Oceano Pacífico, mas que não pode ser completamente observada no Google Maps. Isto porque grande parte desta ilha está censurada. Porquê? Acredita-se que isso possa estar relacionado com o passado nuclear da região.
Entre os anos de 1966 e 1996, França realizou uma série de testes nucleares em Moruroa, o que levanta a possibilidade de questões de segurança para a região estar censurada no mapa. Além disso, esta ilha está fora dos limites para visitantes.
AREVA La Hague, França
Se se está a sentir frustrado por não poder ver Moruroa no mapa, as coisas não serão melhores se pesquisar a Central Nuclear AREVA La Hague, perto de La Hague, França, no Google Maps.
A AREVA La Hague, uma instalação de reprocessamento de combustível nuclear, também aparece completamente pixelizada no Google Maps.
Desde a sua inauguração, em 1976, a central tem sido usada para tratar o combustível nuclear utilizado em diversos países. No entanto, o local está a ser alvo de diversas acusações da Greenpeace por supostamente despejar uma quantidade alarmante de resíduos radioativos no oceano. Talvez por isso mesmo, o local está hoje censurado no mapa.
Aeroporto de Minami Torishima
Embora não esteja desfocado ou pixelizado no Google Maps, este aeroporto japonês de pista única na ilha de Minami Torishima está saturado de branco.
A única razão que encontrámos que possa explicá-lo é o facto de o aeroporto, localizado na costa leste do Japão, ser usado como base aeroportuária da Marinha japonesa.
Stockton-on-Tees, Reino Unido
Duas misteriosas residências na rua Princeport, no bairro de Stockton-on-Tees, Reino Unido, aparecem borradas no Google Maps. Diferente de outros casos desta lista, nem mesmo os ex-moradores ou qualquer pessoa das proximidades sabe dizer o motivo para as casas não serem exibida no serviço do Google.
Aliás, a proprietária de uma das casas disse ao jornal local: “Estou nesta casa desde 2000, mas não tenho ideia de porque não consegue vê-la”.