42 ºC à vista: Pico do calor intenso nestas zonas de Portugal será atingido neste dia. Também haverá poeiras e trovoada

A previsão de calor intenso em Portugal continental para os próximos dias desencadeou a ativação de aviso laranja em 5 distritos perante o risco de persistência de valores muito elevados da temperatura máxima. Também haverá poeiras e trovoadas isoladas.

Entre hoje e as 09:00 da manhã de sexta (9) o calor intenso e persistente manterá 11 distritos do Portugal continental em aviso amarelo de tempo quente. Na sexta, dia 9, entre as 09:00 e as 19:00, entrará em vigor o aviso laranja nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco devido à previsão de risco significativo de persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Contudo, caso tenha alguma atividade planeada ao ar livre para o fim de semana, é importante que saiba que a atual previsão dos mapas de referência da Meteored antecipa temperaturas elevadas durante pelo menos mais uma jornada, pelo que é provável que o aviso de tempo quente se prolongue para sábado 10 de agosto, dia para o qual se prevê o 'pico' do calor intenso a curto prazo no nosso país. Resta esperar que este cenário seja confirmado oficialmente.

Nota Importante: A última atualização oficial, realizada pelo IPMA, - posterior à edição do vídeo de previsão meteorológica da Meteored - alargou o aviso laranja por tempo quente a mais dois distritos do interior Norte e Centro na sexta (9) e no sábado (10), Vila Real e Viseu.

Além disto, acabou mesmo por prolongar para sábado, 10 de agosto, os avisos de tempo quente em vários distritos de Portugal continental, confirmando aquilo que mencionámos no parágrafo acima e nas previsões lançadas nos últimos dias acerca dos próximos dias, incluindo o de sábado (10).
calor intenso Portugal
Em várias zonas do interior de Portugal continental, como os vales do Douro, Tua, Sabor, Côa ou em zonas da Beira Baixa ou do Baixo Alentejo, as temperaturas máximas deverão superar o patamar dos 40 ºC e inclusive alcançar os 42 ºC.

Além do calor intenso, também se perspetivam trovoadas isoladas e a chegada de poeiras saarianas

As zonas mais quentes do país nos próximo dias situar-se-ão nos vales do Douro, Sabor, Tua e Côa, em Viseu Dão-Lafões, Beira Alta, Beira Baixa e Alentejo. Em muitos destes locais a temperatura máxima oscilará entre 38 e 42 ºC, com sexta (9) e sábado (10) a assumirem-se como os dias mais quentes. Para domingo (11) prevê-se um ligeiro alívio do calor intenso.

As temperaturas muito elevadas em Portugal continental serão ‘fruto’ da entrada de uma massa de ar tropical continental - muito quente e seca -, que receberá um aquecimento adicional nas regiões do interior do Continente (“forno ibérico”), como já é habitual nos meses de verão.

Além disto, associada à massa de ar muito quente e seco, chegará uma quantidade residual de poeiras do Saara à nossa geografia este fim de semana e haverá trovoadas muito isoladas, dispersas por zonas montanhosas do Norte e do Centro nas tardes dos próximos dias (até domingo, dia 11 - inclusive), especialmente a norte do Mondego.