190 anos é a idade da tartaruga mais velha do mundo: conheça-a!
As tartarugas são consideradas as campeãs de longevidade entre os animais terrestres, mas porque será? Saiba a resposta aqui!
As tartarugas, cágados e os jabutis são considerados os répteis mais antigos do mundo pois surgiram há mais de 200 milhões de anos. Estes animais são denominados de Quelónios e podem viver mais do que um ser humano. Porém, a idade média da tartaruga depende não só da sua espécie, como do seu habitat.
De acordo com a médica-veterinária especialista Mariana Pestelli é difícil criar uma expectativa de vida dos animais na natureza, uma vez que isso depende muito do ambiente em que vivem, se estão num local com muitos predadores ou não.
Mas não é só o habitat que explica este fenómeno. De acordo com alguns cientistas, quanto menor for o metabolismo de um ser vivo, maior é a sua expectativa de vida. E isto é uma das características de grande parte destes répteis.
Estes animais possuem, em geral, sangue frio, ou seja, não produzem energia em excesso, só o que necessitam para garantirem a sua sobrevivência, e grande parte deles são lentos, crescem muito lentamente na fase adulta e possuem um baixo metabolismo, podendo resistir bastante tempo sem comida.
Toda esta conjuntura de fatores pode contribuir para retardar o processo de envelhecimento.
As tartarugas mais velhas da História
Atualmente a tartaruga mais velha acaba de completar 190 anos. Chama-se Jonathan, é uma tartaruga gigante das Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa) e devido à sua idade entrou para o livro de recordes do Guinness no inicio do mês.
Não existem documentos oficiais que relatem a data exata do nascimento de Jonathan, mas através de uma fotografia antiga que mostra a sua chegada a Santa Helena nas Seychelles em 1882, onde aparenta ter pelos menos 50 anos, sugere que nasceu em 1832, no mínimo.
Para além de ter assistido a duas Guerras Mundiais e à queda da União Soviética, este animal acompanhou também alguns importantes marcos humanos, como a invenção da lâmpada (1879), a conclusão da Torre Eiffel (1887) e a chegada do Homem à Lua (1969).
Apesar de se mostrar saudável, enérgico e adorar a companhia dos humanos, como qualquer outro ser vivo, Jonathan já começa a sentir a idade na sua carapaça: já ficou cego e perdeu o olfato, contudo a sua audição continua apurada. Atualmente vive e passeia livremente pelos jardins da Plantation House, na companhia de outras três tartarugas gigantes: Emma, Fred e David.
Alagba – 344 anos
Alagba, que significa “o mais velho”, uma tartaruga gigante, considerada a mais velha em África, morreu aos 344 anos, em outubro de 2019, numa cidade no sudoeste da Nigéria, Ogbomoso.
A tartaruga do sexo masculino ficou conhecida pela forma como era tratada, pois o rei dispensava dos seus recursos para lhe dar bem-estar, tinha dois funcionários do palácio inteiramente dedicados ao animal. Faleceu devido a uma doença súbita, no palácio do rei de Ogbomoso, Oba Oladunni Oyewumi, onde viveu durante séculos.
Todos os dias recebia inúmeros turistas, que a visitavam de diferentes pontos do mundo e, mesmo após a sua morte, o seu corpo foi preservado para que todos continuassem a desfrutar da sua presença.