10 de novembro: Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento
Hoje em dia é consensual afirmar que a ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de todos os países, fomentando igualmente a paz entre estes. É precisamente isto que se pretende celebrar hoje! Fique a saber mais sobre este dia, connosco!
Anualmente, a cada 10 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento, um dia em que se pretende destacar o “papel da ciência no desenvolvimento e na pacificação das sociedades, bem como promover a cooperação nacional e internacional neste domínio”. A celebração deste dia exalta a atividade científica como algo extremamente importante no nosso dia-a-dia.
A celebração deste dia foi instituída pela Resolução 20, emanada durante a 31.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que decorreu entre os dias 15 de outubro e 3 de novembro de 2001.
A ideia essencial da celebração deste dia está relacionada com a sensibilização de todos os decisores políticos, a vários níveis, mas também outros atores da sociedade (os media e os alunos em idade escolar, por exemplo) para a importância de apoiar a ciência e de que forma este apoio pode desenvolver as sociedades, tornando-as mais cooperantes. Por outro lado, salienta a importância da informação e da correta propagação da mesma, de forma a garantir que os cidadãos são mais e melhor informados sobre a evolução da atividade científica.
A temática predominante para este ano designa-se “Building Climate-Ready Communities”. É um tema extremamente atual tendo em conta que decorre, em simultâneo, a COP 26 em Glasgow, na Escócia. Este dia pretende chamar a atenção para a temática das alterações climáticas e para a forma como estas alterações se estão a tornar ameaças sérias à vida humana e ao próprio planeta.
Ações a nível nacional e internacional
Todas as ações deste ano estão direcionadas para a noção da “importância da construção de sociedades prontas para se adaptarem ao clima”. Assim, sendo esta a 20.ª edição deste Dia Mundial, a UNESCO e as comunidades científicas financiadas por este organismo estão a desenvolver algumas atividades na sua sede e nas delegações da UNESCO nos países em desenvolvimento.
Decorrerá hoje, entre as 13:00 e as 15:00 uma discussão na UNESCO, com possível participação online, com o objetivo de mostrar o trabalho da organização e dos seus parceiros científicos na construção de possíveis soluções para alguns desafios das comunidades humanas na adaptação às alterações climáticas. Ainda durante este dia, a UNESCO vai apresentar o seu mais recente Science Report e o vencedor do Prémio Kalinga para a popularização da ciência.
A nível nacional, a Academia das Ciências de Lisboa vai desenvolver, ao longo do mês de novembro, um ciclo de conferências intitulado “Papel da ciência para o desenvolvimento e a paz”. Mais para o fim do dia, entre as 18:00 e as 20:00, vai ser dinamizado via ZOOM um Webinar com o título “Cátedras UNESCO e a partilha de conhecimento em tempos de pandemia: reduzindo desigualdades no domínio da ciência”.
Enquadrado neste novo paradigma de celebração, que em parte é uma herança da pandemia de COVID-19, com a maioria dos eventos a decorrerem online é ainda possível celebrar este Dia Mundial nas redes sociais, utilizando para isso as hashtags em inglês: #ScienceDay e #WorldScienceDay.