Os projetos “HostLab”, "Crackers de dreches” e “Sabor do Sul (Pecoliva)” são os vencedores do “Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica”. As “churritas” e os “enchidos de churra algarvia” receberam menções honrosas.
Teresa Silveira
Jornalista - 94 artigosArtigos de Teresa Silveira
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) anunciou novas inscrições no programa de formação “Saber Servir, Vender Melhor”. As sessões, divididas em dois módulos – teórico e prático –, destinam-se aos profissionais do canal Horeca.
Um painel de 29 peritos entregou à presidente da Comissão Europeia o relatório final do diálogo estratégico sobre o futuro da agricultura na UE. As recomendações estão assentes em cinco pilares e a conclusão é clara: a segurança alimentar deve ser “um imperativo” para a Europa.
Os ministros da Agricultura dos países mediterrânicos (MED9) reuniram-se no Chipre para debater os desafios da escassez de água no setor primário. Portugal vai assumir a presidência da União Europeia das Associações de Gestão da Água até 2025.
O primeiro-ministro e os ministros da Coesão Territorial e da Agricultura visitaram, juntos, a 10ª edição da Feira Agrícola do Norte, que terminou este domingo na Póvoa de Varzim. Em plena crise do setor do vinho e no rescaldo da rescisão, pelo Pingo Doce, do contrato com 14 produtores de leite, os governantes garantiram: “os agricultores portugueses não serão esquecidos”.
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) enviou um “pedido de audiência urgente” ao Ministro da Agricultura, para abordar a crise que se vive no setor do vinho, com particular incidência na Região Demarcada do Douro. Dizem que a situação é “dramática” e exigem uma “resposta urgente e eficaz”.
Pelo menos 14 produtores de leite que fornecem o Pingo Doce, marca do universo Jerónimo Martins, foram surpreendidos com o fim do contrato a partir de 2025. A APROLEP - Associação dos Produtores de Leite de Portugal está “preocupada” e lançou um alerta ao Governo, à indústria e à grande distribuição.
Espanha, França, Brasil, Itália e Alemanha são os principais destinos das exportações portuguesas da indústria alimentar e das bebidas. As vendas para o exterior cresceram 9,46% em comparação com igual período de 2023, revelam os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística.
O governo chinês anunciou uma investigação 'antidumping' às importações de alguns produtos lácteos da União Europeia (UE), por suspeita de venda abaixo dos custos de produção. Os lácteos portugueses não estão sob suspeita, mas a medida pode arrefecer as exportações de laticínios para a China.
Portugal tem 11.297 hectares dedicados ao cultivo da pera, dos quais 84% estão concentrados na região do Oeste. A campanha de apanha da Pera Rocha deste ano já começou e envolve mais de 15 mil pessoas. A colheita é “de qualidade”, mas a quantidade pode ficar abaixo do ano passado.
O programa operacional MAR 2030 abriu um aviso, no total de 22,8 milhões de euros, destinados a apoiar o investimento na produção de peixe em aquicultura e a investigação no setor. Os operadores económicos aplaudem, mas queixam-se das limitações ambientais.
Há 4,3 milhões de euros do programa operacional MAR 2030 para atrair jovens pescadores para o setor da pesca em Portugal e apoiar a compra de embarcações. As candidaturas já arrancaram e estão abertas, em contínuo, até 2027.
Há novos casos de infeção pelo vírus da gripe aviária em gaivotas, nas praias de Espinho, Vieira de Leiria e Pedrógão. A Associação das empresas avícolas garante que o cumprimento dos requisitos de biossegurança está a ser “reforçado e verificado com mais frequência”.
O setor da panificação e pastelaria industriais em Portugal cresceu 12,8% em 2023. As cerca de 6000 empresas registadas faturaram 1060 milhões de euros. E as exportações também estão em alta, tendo atingido os 358 milhões de euros, mais 14% face a 2022. Espanha é o principal mercado.
A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) é a anfitriã da reunião anual da União Europeia das Associações de Gestão da Água, que vai debater em Évora a gestão e armazenamento da água e as políticas europeias para o setor. Também será apresentada a iniciativa do Governo "Água que Une".
O setor do vinho atravessa “um momento de grande incerteza” em Portugal. A Associação dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas debate os "Desafios e oportunidades para o setor do vinho – vem aí uma crise vitivinícola sem precedentes?", a 19 de setembro, no Porto.
O evento acontece de 2 a 6 de setembro e recebe especialistas de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Espanha, Portugal e Chile. Tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, fortalecer as redes de colaboração e contribuir para a configuração de estratégias agroecológicas sólidas em todo o mundo.
As alterações climáticas, que geram a ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos, prometem exercer uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde à escala global, mas, também sobre o equilíbrio ecológico do planeta, alerta um estudo da Oliver Wyman, em colaboração com o Fórum Económico Mundial.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega e Barroso (Chaves), a cidade de Cascais e a biorregião de S. Pedro do Sul são finalistas dos Prémios Europeus da Agricultura Biológica. Os vencedores são divulgados pela Comissão Europeia a 23 de setembro, em Bruxelas.
Os rótulos físicos vão continuar a existir, mas o Conselho da União Europeia adotou nesta segunda-feira um regulamento relativo à rotulagem digital dos produtos fertilizantes químicos, com vista a melhorar a legibilidade para os agricultores e a simplificar as obrigações dos fornecedores.