Os peixes brancos (bacalhau, pescada, paloco ou arinca) são dos produtos do mar os capturados de modo mais sustentável. Portugal é líder no consumo 'per capita' na Europa, mas deve aumentar a oferta de pescado sustentável para atender à crescente preocupação dos consumidores com a saúde dos oceanos.
Teresa Silveira
Jornalista - 94 artigosArtigos de Teresa Silveira
A produção de cereais na UE é a mais baixa da última década e a produção de oleaginosas na Europa está a diminuir, alerta a Comissão Europeia. Para 2024/25 a campanha deverá ficar em 260,9 milhões de toneladas, menos 3% face a 2023.
Os agentes do projeto RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional reuniram em Cantanhede na última semana. Há 26,6 milhões de euros do PRR para aplicar e o CoLAB ForestWISE avisa: “Temos um ano e meio para fazer esta mudança”.
Em Portugal, apenas 33% das mulheres lideram projetos agrícolas. O programa TalentA, organizado pela Corteva Agriscience e pela CAP, dá apoio financeiro, formação, aconselhamento e visibilidade às mulheres que trabalham a terra. A vencedora recebe 5000 euros para a implementação do seu projeto.
A Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL) realiza a 25 de outubro, no World of Wine (WOW), em Vila Nova de Gaia, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Queijos de Portugal. Estão em competição 200 queijos, oriundos de todo o território nacional.
O mercado do café em Portugal cresceu 8,2% em 2023, vale 660 milhões de euros de faturação e a venda do produto em cápsulas não para de aumentar. A indústria de torrefação criou a RECAPS, uma iniciativa inédita das principais marcas para a recolha e reciclagem das cápsulas dos clientes.
Se dúvidas houvesse quanto aos benefícios do consumo do azeite, três estudos divulgados pelo Conselho Oleícola Internacional revelam que o ‘ouro líquido’, que é indissociável da dieta mediterrânea, retarda o envelhecimento, melhora a saúde a longo prazo e até permite resistir melhor a certos tipos de cancro.
O grupo Art and Soul realiza no próximo domingo, no Évora Olive Hotel, a conferência “Olivoturismo: o regresso às origens”. Querem dar a conhecer o azeite português e aumentar a literacia à volta de um produto que é “pilar da dieta mediterrânica”.
Quatro estruturas do setor florestal, produtores de leite e a Confederação das cooperativas agrícolas estão "perplexas" com a terceira reprogramação do Plano Estratégico da PAC de Portugal, apresentada pelo Governo para levar a Bruxelas. Cortes chegam aos 50%.
No dia 7 de outubro de 2023, o Hamas atacou Israel e matou mais de 1250 pessoas. O país de Benjamin Netanyahu retaliou sobre a Faixa de Gaza e, um ano depois, além de mais de 41.700 mortos, 67,6% das terras aráveis foram danificadas e milhares de animais abatidos.
Mais de 1500 animais ficaram sem comida, devido aos incêndios ocorridos em Portugal a meados de setembro. Várias empresas industriais de alimentação animal doaram 30 toneladas de rações. Ministro da Agricultura quer isenção de IVA e IRC nesses bens.
O Tribunal de Contas Europeu avaliou os planos estratégicos da PAC para 2023-2027 dos Estados-membros e concluiu que “não correspondem às ambições da UE em matéria de clima e ambiente”. É preciso “políticas a longo prazo”, recomenda o TCE.
“Crescimento e Sustentabilidade” foi o mote do 9º Congresso da Indústria Agroalimentar, que teve lugar nesta segunda-feira, em Lisboa. As exportações da indústria alimentar e bebidas aumentaram 9,46% no primeiro semestre de 2024, somando 3991 milhões de euros.
O Governo anunciou a aprovação de “um primeiro subsídio especial” para compensar prejuízos agrícolas decorrentes dos incêndios da última semana “até 6000 euros”. No total, serão libertados 100 milhões de euros para apoiar a agricultura, florestas e as empresas afetadas pelo fogo.
A Comissão Europeia anunciou na última segunda-feira os vencedores dos Prémios Europeus da Agricultura Biológica. Um relatório publicado no mesmo dia pelo Tribunal de Contas Europeu questiona a eficácia dos apoios da UE à agricultura biológica.
O Governo anunciou uma linha de crédito de 100 milhões de euros, a três anos, dirigida às cooperativas e empresas vitivinícolas, para mitigar a crise no setor. Os comerciantes e exportadores de vinho dizem que a medida não resolve a base do problema, que é "remunerar melhor a viticultura".
Os ministérios da Agricultura de Portugal e Espanha e as duas maiores confederações de agricultores dos dois países - CAP e ASAJA – estão de acordo: é preciso “definir estratégias conjuntas” a nível ibérico e, com isso, conseguir “uma voz mais audível em Bruxelas” e maior impacto nas políticas comunitárias.
O Congresso é uma organização conjunta da Associação Espanhola de Jovens Agricultores (ASAJA) e da Confederação dos Agricultores de Portugal. Luís Mira, secretário-geral da CAP, fala de “uma plataforma fundamental” para o trabalho colaborativo entre os agricultores portugueses e espanhóis.
Santarém recebe esta semana 500 participantes para as XIII Jornadas e II Fórum de Alimentação Animal. Os industriais e as explorações agropecuárias pedem ao Governo que mantenha a isenção do IVA, em 2025, nas transações do setor.
A Comissão Parlamentar de Agricultura aprovou a ida do ministro José Manuel Fernandes ao Parlamento, para falar da crise no setor do vinho e dos apoios aos viticultores. A CIM Douro defende uma taxa de sustentabilidade territorial para hotéis, barcos e comboios turísticos.