A pesca de bacalhau na costa atlântica do Canadá permite a Portugal mitigar a quebra de capturas permitida no arquipélago de Svalbard (Noruega), que caiu 26%. A quota nacional de bacalhau sobre para as 6318 toneladas em 2025.
Teresa Silveira
Jornalista - 94 artigosArtigos de Teresa Silveira
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) participou na última reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA). Diz que há “uma nebulosa” nos custos dos alimentos, do produtor ao consumidor.
O INE acaba de divulgar a estimativa das contas económicas da agricultura para 2024 e os resultados do Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas. A superfície agrícola caiu 2,6% face a 2019, mas a produtividade aumentou.
A campanha agrícola do tomate para transformação vai de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Portugal tem oito grandes empresas industriais autorizadas a operar neste mercado. Este ano, a produção está estimada em 1 640 781 toneladas.
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto revelou esta semana que, dos 250 mil hectares que integram a Região Demarcada do Douro, houve 237 parcelas e 117,4 hectares de vinha (0,29%) não vindimados este ano.
O Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) reúne 7 produtores, 7 restaurantes de Évora e o chef André Cabrita para celebrar os novos azeites de 2024/2025. O Festival do Azeite Novo é já no próximo fim de semana.
A OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal estudou o dossier e o Governo decidiu: o caroço da azeitona vai ser classificado como subproduto, em vez de resíduo. E isso confere-lhe valorização energética, como biomassa.
A quantidade de cortiça disponível na campanha de 2024 permite "assegurar os níveis de stocks" das fábricas para o próximo ano industrial. A utilização das máquinas de extração nos montados é “cada vez mais crucial no futuro”.
As candidaturas ao concurso nacional Árvore do Ano 2025 já terminaram e há 10 finalistas à espera do voto dos portugueses. A árvore vencedora será anunciada a 17 de dezembro e vai representar Portugal no ‘European Tree of the Year 2025’.
“Portugal dispõe do dobro da quantidade de água ‘per capita’ face ao resto da Europa” e não está a saber geri-la. Esta é uma das conclusões do Congresso da Rega e Drenagem, que decorreu em Alcobaça. Na próxima semana discute-se a resiliência hídrica, no Fundão.
Depois da nova proibição da entrada de uvas, mostos e vinho a granel na Região Demarcada do Douro decretada em maio, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a GNR vão reforçar a fiscalização do setor.
José Manuel Gonçalves foi impedido de se candidatar às eleições de 25 de março. Luís Alves mantém-se na presidência e recusa cumprir a ordem judicial. "Não foram observadas as mais basilares regras democráticas”, diz o Tribunal.
O Dia Nacional das Conservas de Peixe foi instituído em 2022, por resolução da Assembleia da República. O objetivo é reconhecer a importância da indústria de conservas de peixe como parte integrante de uma alimentação saudável.
A febre catarral ovina não se transmite aos humanos e o consumo de carne, leite e queijo, de ovelhas e de carne de borregos, está isento de riscos para a saúde. Desde setembro já morreram mais 40 mil animais. A vacinação será gratuita.
A pitaia é um fruto com interessantes características nutricionais e que ajuda a emagrecer. A Universidade do Algarve liderou um estudo para ajudar os agricultores a apostarem nesta cultura, aumentando o rendimento das famílias.
A produção de citrinos no Algarve cresceu 10% na campanha que terminou em setembro, face à média dos anos anteriores. A AlgarOrange lamenta os “entraves ao aumento da área de regadio” e à expansão da área plantada.
O Ministério da Agricultura submeteu a Bruxelas a 3ª reprogramação do Plano Estratégico da PAC (PEPAC 2023-2027) à revelia dos “significativos pareceres desfavoráveis” do Comité de Acompanhamento, que criticam os cortes no investimento e nas Florestas.
A Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio, que vai ser apresentada no Congresso Nacional de Rega e Drenagem, quer ser “um farol para a criação de políticas públicas” relacionadas com a rega e o regadio em Portugal.
O Ministério da Agricultura garante que, além do “reforço da subvenção anual dada às organizações de produtores”, o Governo “vai investir num plano nacional de desinsetização para travar a propagação do vetor transmissor e da doença.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima “um aumento de 15%” na produtividade da castanha em Portugal, face aos dois anos anteriores, mas, em Valpaços, as condições meteorológicas desfavoráveis originam “uma colheita fraca”.