Entramos em setembro, a reta final do verão e o início do outono, uma estação ideal para cultivar uma grande variedade de plantas e hortícolas. Fique aqui a saber como pode preparar este novo ciclo.
Paula Gonçalves
Geógrafa - 318 artigosArtigos de Paula Gonçalves
A horticultura elétrica está no horizonte dos agricultores, uma vez que estes visam aumentar as suas colheitas sem prejudicar o ambiente. Será a eletrificação de legumes uma ideia para um futuro próximo?
De acordo com um estudo nos Estados Unidos, o polímero das moscas é considerado uma fonte promissora para o fabrico de plástico biodegradável, uma vez que não tem outras utilizações concorrentes. Fique a saber mais aqui!
De acordo com um estudo, a resistência aos antibióticos é uma ameaça urgente à saúde pública global, responsável pela morte de pelo menos 1,27 milhão de pessoas em todo o mundo. Fique a saber mais aqui!
Segundo um novo estudo, os crocodilos conseguem sentir a angústia dos bebés humanos através dos seus gritos, devido à alteração de frequência. Fique a saber mais aqui!
Muitos investigadores e cientistas consideram a exploração das profundezas do oceano mais perigosa, devido à elevada pressão e por ser um ambiente difícil para as técnicas de engenharia. Mas será esta a opinião do público em geral?
Chegou o mês de agosto, o auge do verão português, responsável pelos formosos dias de sol. Fique a saber quais os cuidados a ter e o que pode semear na sua horta nestes dias de altas temperaturas.
Segundo uma equipa de investigação do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos da América, a música emitida pelos peixes pode proteger os recifes de coral. Saiba mais aqui sobre esta nova abordagem para salvar o ecossistema marinho.
Hoje, 20 de julho, celebra-se o Dia Internacional da Lua, que corresponde ao dia da primeira aterragem realizada pelos humanos no nosso único satélite natural. Fique a saber mais aqui!
De acordo com o The Science Times, foi identificada por um popular, uma espécie marinha que se assemelha aos predadores de filmes de ficção cientifica, na Austrália. Fique a saber mais sobre esta espécie aqui!
Segundo a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António, o número de ocorrências registadas na última semana devido ao contacto com alforrecas, medusas e caravelas-portuguesas, tem sido superior ao habitual. Descubra como se defender destes organismos.
O calor contínuo que se tem vindo a sentir e a falta de chuva têm colocado algumas espécies de animais em risco no Reino Unido, como é o caso de insetos e de peixes de lagos e rios.
O mês de julho traz consigo temperaturas mais altas, dias mais soalheiros e, por vezes, algumas dúvidas quanto às plantações e cultivo. Fique a saber quais os cuidados a ter e o que pode plantar e semear neste mês!
Segundo um grupo de neurocientistas, o tempo que uma criança passa em frente aos ecrãs, tal como o consumo excessivo de doces, provoca no cérebro um aumento de uma molécula associada ao prazer e ao desejo.
Segundo um estudo da Universidade de Londres, a masturbação é uma característica antiga dos primatas que ajuda no aumento do sucesso reprodutivo e previne a contração de infeções sexualmente transmissíveis. Descubra mais sobre este comportamento aqui!
São cada vez mais evidentes os efeitos das alterações climáticas sobretudo em cenários como o aumento das temperaturas e secas severas e prolongadas. Descubra aqui como podem estes efeitos influenciar a agricultura.
A maioria dos pesticidas não apresenta risco para a saúde dos seres humanos. Porém, o que acontecerá com os produtos menos naturais utilizados diariamente na nossa alimentação? Fique a saber a resposta aqui!
Junho marca o final da primavera e a chegada do verão, no entanto nem mesmo nesta altura do ano as tarefas no seu jardim e/ou horta podem parar. Fique a saber o que plantar aqui!
Tallinn, capital da Estónia, foi nomeada Capital Verde da Europa devido ao seus projetos sustentáveis irreverentes. Saiba aqui como pode Talin inspirar outras cidades no caminho da sustentabilidade!
São cada vez mais as espécies que arrojam nas praias portuguesas feridas ou até mesmo mortas, maioritariamente devido às ações do Homem. Mas como é que isto acontece? Fique a saber mais aqui!