Impulsionada pelo aparecimento de água no estado líquido há cerca de 3.8 giga anos, a vida, tal como a composição da atmosfera terrestre, foi evoluindo ao longo da historia da formação do planeta.
Mónica Barbosa
Redatora de notícias de Ciência - 119 artigosArtigos de Mónica Barbosa
São diversos e interrelacionados os fatores que influem nas dinâmicas do clima da Terra. Um mecanismo que compreende uma equilibrada combinação quadrangular entre os domínios atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.
O planeta que habitamos está envolto numa fina camada de gases, aprisionada pela força da gravidade, e definida como atmosfera. Um espaço onde ocorrem constantes trocas de energia que permite a existência de vida.
Apesar da crescente sensibilização para o impacte que as actividades humanas provocam no meio ambiente, a resposta ao modo de vida da atual civilização ainda se traduz em nefastas consequências ecológicas.
Apesar do contributo da precisão das ferramentas informáticas, a previsão do tempo continua a desafiar o conhecimento humano. Uma cuidada atenção aos indícios atmosféricos, proporcionou preconizar a mudança do tempo na passada quarta-feira.
O comportamento do clima do planeta é condicionado por um mecanismo, no qual se processam trocas de energia e humidade, o resultado da interação da superfície e dos oceanos, com a baixa atmosfera.
Perante um panorama mundial do aumento da frequência de eventos meteorológicos extremos, é crescente o risco a que a Humanidade está cada vez mais exposta a fenómenos como o ciclone Idai.
As nuvens são importantes reguladores climáticos, pois condicionam a quantidade de luz solar que atravessa a atmosfera. Assim, o fluxo de calor infravermelho é maior sob os oceanos, por serem zonas parcas em nuvens!
A evolução da humanidade foi alicerçada na possibilidade da descoberta de fontes de alimento e, oferecendo o mar, o chamado “livre acesso”, o homem redesenhou a ocupação dos solos do planeta Terra.
A qualidade de vida, é cada vez mais, identificada como um estágio almejado pelo ser humano, devendo relacionar-se com a preservação e respeito pelo meio ambiente. Que contribuição dos veículos ditos "limpos"?
Preservar o equilíbrio ecológico à escala global é um dos maiores problemas da sociedade actual. Lembrar que cerca de um terço de todo o lixo recolhido nos oceanos são beatas de cigarros.
A variabilidade climática influi determinantemente o sucesso ou fracasso dos sistemas agrícolas que incontornavelmente afecta a sustentabilidade produtiva, qualitativa e económica das regiões.
O primeiro fenómeno astronómico de 2019, eclipse, ocorreu quando, ao passar entre o Sol e a Lua, a Terra a cobrir com a sua sombra, o que proporcionou um extraordinário espectáculo!
O tempo está directamente relacionado com as variações de pressão atmosférica no planeta, refletindo-se em fenómenos climáticos como ocorrência de ventos que se deslocam de zonas de alta para baixa pressão.
Na dinâmica circulação geral da atmosfera, sumidouros de energia térmica como tempestades por meio de sistemas frontais ou baixas pressões têm o importante papel de estabilizar e homogeneizar a atmosfera.
É premente percecionar que a velocidade a que estão a ocorrer alterações nos padrões climáticos que caracterizam o planeta, está a influir direta e determinantemente com a fisiologia do ser humano.
Nem tudo o que é branco e frio é neve! Na passada terça-feira, a cidade de Mirandela, acordou vestida de branco, porém o fenómeno meteorológico não decorreu de um nevão.
Embora vasto, o oceano não é infinito, logo não é imune à influência humana, e os motivos do declínio do número das espécies marinhas são variados!
A espécie humana foi encetando uma odisseia de sobrevivência através da exploração e destruição da natureza, menosprezando que Homem e Natureza coexistem num mesmo habitat, no qual o primeiro é dependente do segundo, mas o inverso não é verdadeiro.
Uma das problemáticas abordadas na conferência da ONU, que decorreu na Polónia no início do mês, foi o risco que o bacalhau corre, em se tornar um refugiado climático, se as águas oceânicas continuarem a aquecer e acidificar.