A grandiosidade do Universo promove fenómenos, como o solstício de inverno, cuja interligação fascina a compreensão humana pela sua espetacularidade. Da dinâmica da relação da Terra com o Sol, resultam anualmente quatro dias com importante significado para o ciclo climático. Saiba mais aqui!
Mónica Barbosa
Redatora de notícias de Ciência - 119 artigosArtigos de Mónica Barbosa
Da colossal quantidade de energia armazenada no interior do planeta, ocasionalmente, por ação do vulcanismo ou da subducção refletida pelos sismos, parte dessa energia escapa. O efeito desta dinâmica traduz-se numa contínua mutação das esferas do sistema terrestre. Contamos-lhe mais aqui!
Toda a vida no planeta está sujeita ao poder do clima, tendo possibilitado a evolução ou o desaparecimento de civilizações. A meteorologia personifica a ciência que avalia as variáveis climáticas a fim de perspetivar estados do tempo. Descubra mais aqui connosco!
Aprisionada pela força da gravidade, uma dinâmica camada de gases envolve o planeta, acompanhando-o cronologicamente quase desde a sua formação, propiciou o surgimento, evolução e existência de vida nas mais diversas formas. Descubra mais aqui!
A energia emanada pelo Sol personifica uma panóplia de efeitos, os quais, para além de alavancar a existência das mais diversas formas de vida no planeta Terra, se traduzem em eventos de admirável beleza. Descubra mais aqui!
A energia solar impulsiona o movimento de massas de ar na atmosfera, numa busca por um equilíbrio dinâmico entre o grande contraste de temperatura existente entre os pólos e o equador, distribuindo-se assim o calor em redor do planeta. Saiba mais aqui.
As dimensões da bio, hidro e atmosfera têm dinâmicas próprias e interrelacionais, que atuam em função de parâmetros de reequilíbrio. Uma delicada e assombrosa sincronia com inevitáveis impactes na vulnerabilidade humana. Contamos-lhe mais aqui.
A origem do Universo baliza o dimensionamento da evolução de tudo o que conhecemos como (in)existente, e assevera a intrínseca relação da existência de vida, com a assombrosa magnitude quântica da energia cósmica. Saiba mais aqui.
O sistema climático é um dinâmico mecanismo interativo, alimentado pela energia radiante proveniente do Sol. Porém, um conjunto de outros fatores influem igualmente no equilíbrio do clima do planeta. Saiba mais aqui sobre alterações climáticas.
O relacionamento do homem com o planeta estabeleceu-se pela dependência do primeiro às condições do meio. Na impossibilidade de perceber e dominar o que o circunda, o Homem criou antropomorfismos para os fenómenos naturais.
O planeta Terra constitui-se pela diversidade de biomas que abrigam uma panóplia de seres vivos e cujas interações caracterizam um equilíbrio que possibilita a vida. Saiba mais aqui.
O ar, a água e o solo são elementos vitais para a manutenção de vida na Terra. O desrespeito pelos seus ciclos reflete-se implacável e nefastamente no clima do planeta, e por inerência na vida do Homem. Saiba mais aqui.
A Terra possui dois Pólos gelados em que um é uma massa continental, a Antártida, e o outro é apenas uma calota de mar congelado, o Ártico. Diferenças geográficas decisivas para os comportamentos climático-oceanográficos dos dois hemisférios. Saiba mais aqui.
Atravessamos uma era interglaciar, precedente de um novo arrefecimento, e sendo o clima do planeta um sistema não-linear, incrivelmente delicado, com múltiplos componentes, cuja variabilidade temporal oscila de minutos a milénios, é premente perceber a sua inconstância. Saiba mais aqui.
Oscila-se entre períodos muito quentes para muito frios, de particularmente húmidos, para inospitamente secos. Mas existe uma invariabilidade nesta dinâmica, a de que o clima do planeta, continuará ciclicamente a recalibrar-se. Saiba mais aqui.
O contínuo aumento demográfico aliado à crescente cultura consumista, dimensionam a problemática da disponibilidade hídrica para cenários de elevada preocupação, considerando o bem água potável como elementar à existência de vida. Saiba mais aqui.
A história do declínio versus expansão da humanidade é balizada em função dos usos dados aos recursos naturais, representando estes, um capital, que não é renovável, à mesma velocidade a que é consumido. Saiba mais aqui.
Antes da formulação de conceitos científicos e religiosos, já o Homem se fascinava com a relação dinâmica entre Sol e Terra, estabelecendo celebrações e erguendo monumentos para melhor perceber essa relação.
Os oceanos desempenham papel determinante na variabilidade dos padrões atmosféricos, uma vez que atuam na distribuição dos ventos, do calor e a dinâmica das suas correntes é fulcral para o equilíbrio do mecanismo climático.
Lenta e ininterruptamente, por modelação estrutural, ação climática e, na última década do milénio, por ação antrópica, os solos deste planeta foram-se formando, propiciando diversos usos e viabilizando assim a vida humana.