Processos evolutivos ao longo de milhares de anos balancearam a biodiversidade planetária. O impacte da pressão humana e de alterações nos padrões climáticos infere consequências danosas aos frágeis ecossistemas costeiros do planeta.
Mónica Barbosa
Redatora de notícias de Ciência - 119 artigosArtigos de Mónica Barbosa
Vasto, escuro e remoto, o oceano profundo guarda riquezas naturais, alberga incríveis comunidades biotas e alavanca a vida no planeta azul. Constitui uma unidade biológica de relevante importância para os ciclos biogeoquímicos do planeta. Contamos-lhe mais aqui!
O sol e a energia que emana alimentam a vida na Terra. A energia solar aquece a superfície do planeta e impulsiona a dinâmica climática balizada pela atmosfera, o manto de gases e partículas que envolve e torna o planeta habitável. Hoje falamos-lhe aqui do solstício de verão!
Intervenientes no ciclo do carbono, os microrganismos são essenciais à vida. Um dinâmico equilíbrio, fomentado por fatores bióticos e abióticos, intimamente dependentes de alterações no meio ambiente, regula a população microbiana nos solos. Saiba mais aqui, connosco!
A atmosfera e o grande oceano influenciam-se mutuamente numa estreita ligação que veicula a distribuição da radiação solar e cria um optimum calorífico que possibilita a existência de vida no planeta azul.
O planeta, denominado de Terra, apesar de coberto por colossais espelhos de água em cerca de ¾ da sua superfície, tem no oceano um componente fundamental no equilíbrio dos ciclos climáticos que propiciam a existência de vida.
Cobrindo cerca de 71% da superfície do planeta e contendo 97% da água nele existente, os oceanos desempenham papel preponderante no equilíbrio climático e na sobrevivência humana. Fornecem metade do O₂ que respiramos, e asseguram parte da subsistência alimentar.
Há cerca de 380 milhões anos, com o surgimento das proto-florestas, começaram a formar-se micro-ambientes. As árvores desempenham papel determinante na manutenção da vida e regulação climática do planeta azul. E o comércio verde, como ajuda o ambiente?
A formação da proto-atmosfera acompanhou a evolução do planeta, e uma série de fenómenos meteorológicos foram gerando o clima terrestre. Saiba mais sobre a relação entre viciantes hábitos alimentares como café e cacau e a alteração dos padrões climáticos.
Todas as formas de vida e matéria constituintes do planeta, provém das mesmas fontes e nanopartículas disseminadas com o Big Bang cosmológico que impeliu ao desenvolvimento expansivo do Universo. Aqui contamos-lhe a relação dos polímeros com a saúde, o planeta e perigos pandémicos.
O sistema climático é um dinâmico mecanismo interactivo. Personifica a variabilidade regional e espacial na história do clima do planeta, vulgarmente confundida com o termo alterações climáticas. Aqui falamos-lhe da importância do anticiclone dos Açores.
A atmosfera do planeta personifica o palco onde atuam eventos meteorológicos que têm como função equilibrar a combinação dos gases que a compõem. Uma dinâmica movida sob a batuta da força da energia da luz do Sol que chega ao planeta. Contamos-lhe aqui acerca do nevoeiro!
A atmosfera constitui um sistema extremamente complexo onde, sob a batuta de um delicado pretenso equilíbrio, ocorrem simultaneamente vários processos físicos e químicos, elementares à existência de vida no planeta. Como o vento influencia o planeta Terra? Saiba mais aqui!
A energia recebida do Sol representa a força motriz que alimenta uma dinâmica personificada pela movimentação das massas de ar na atmosfera, as quais influem no equilíbrio da temperatura e na modelação morfológica da superfície do planeta.
A relação do Homem com a Natureza é inquestionavelmente intrínseca, porém, o seu valor é perigosamente depreciado. Da fragilidade do ecossistema Terra, resulta a responsabilidade ao Homem pelo seu respeito e preservação.
A variabilidade do clima expressa-se pela flutuação de parâmetros meteorológicos que caracterizam temporal e localmente as diferentes regiões do planeta. Um sistema complexo cuja mecânica é dependente do volátil equilíbrio induzido por fatores internos como os vulcões, e externos ao planeta.
Um ótimo climático e uma evolutiva história alimentar têm possibilitado a existência humana no planeta Terra. Todavia, a conjugação de alterações nos padrões climáticos, desapropriados usos dos solos, consumismo exacerbado e sobrepopulação, potenciam perigosos riscos. Saiba mais aqui.
A dinâmica da camada de gases que envolve o planeta Terra personifica um delicado equilíbrio. O resultado da interação entre a biosfera e a atmosfera determina a mecânica dos estados do tempo, como a formação de nuvens e a ocorrência de precipitação. Saiba mais aqui.
A energia que movimenta os corpos do sistema solar influi no mecanismo climático da Terra, no curto e longo prazo. A atração exercida pelo Sol na Terra interfere no ritmo da sua viagem, assim como na quantidade de energia recebida. Saiba aqui o que acontece amanhã!
A vulnerabilidade humana face às pressões climáticas, dimensiona crescentemente as questões ambientais para um patamar que torna o bem-estar e progresso humanos indissociáveis, considerando que alterações nos padrões do clima são cíclicas e inevitáveis. Contamos-lhe mais aqui.