Utilizando uma técnica inovadora que se baseia na observação do universo através de Raios-X, os cientistas detetaram o primeiro planeta fora da nossa galáxia. A técnica mudará completamente os rumos futuros da Astronomia.
Matheus Manente
Meteorologista - 84 artigosArtigos de Matheus Manente
Um novo estudo refere que todas as cobras de hoje evoluíram a partir de espécies que sobreviveram ao impacto de um asteroide gigante, responsável por exterminar os dinossauros e a maioria dos outros seres vivos há 66 milhões de anos atrás.
O Telescópio Espacial James Webb, 100 vezes mais poderoso do que o Hubble, vai ser lançado em dezembro. As suas imagens vão revelar segredos sobre o início do Universo.
Agricultores já estão a sentir os efeitos das alterações climáticas nas suas atividades. Culturas nativas da Floresta Amazónica, como castanha do Brasil, açaí e cacau estão a entrar em declínio e podem desaparecer completamente das reservas extrativistas dentro de alguns anos.
Um cargueiro russo entregou o equipamento de gravação cinematográfica à Estação Espacial Internacional (ISS) na semana passada. Há planos para levar atores e diretores ainda este ano.
Um escurecimento inesperado da massiva estrela Betelgeuse, ocorrido no início da pandemia, fez com que os cientistas acreditassem que ela estava prestes a explodir num fenómeno chamado de Supernova, mas a razão da mudança foi outra.
A medida visa solucionar a acumulação de água radioativa nas instalações nucleares de Fukushima Daiichi, um dos maiores problemas no processo de desmontagem desta central nuclear.
A atividade física é muito importante na prevenção de doenças cardíacas, desde que não seja realizada em dias com altos níveis de poluição do ar. Neste caso, a atividade pode piorar significativamente as condições de saúde.
A primeira imagem de um buraco negro, obtida em 2019 através de um esforço global, ganhou uma atualização após investigação sobre os campos magnéticos extremos em redor do objeto monstruoso.
Dois alpinistas filmaram um ruído estranho no topo de uma montanha. O que a princípio pode parecer um som paranormal, na verdade, é um fenómeno meteorológico conhecido como Fogo de Santelmo.
Cientistas estudaram 270 anos de dados de ciclos solares e manchas solares, identificando padrões de comportamento do sol. Os resultados sugerem que o próximo ciclo pode ser o mais intenso já registado. Confira a previsão.
Frutos foram encontrados congelados durante investigações na Rússia e a planta foi cultivada com sucesso pelos cientistas, batendo o recorde anterior que era de apenas 2000 anos.
Fotógrafos do Canadá e do Norte da Europa captam dois fenómenos atmosféricos raros ao mesmo tempo, um arco-íris lunar e uma aurora boreal - uma oportunidade tão extraordinária que é vista como única na vida.
Investigadores estimam de que forma a redução da poluição do ar e das emissões na atmosfera durante a pandemia poderá influenciar o clima no futuro.