José Miguel Dias

José Miguel Dias

Geógrafo - 142 artigos

Artigos de José Miguel Dias

Artboard
Portugal: Pobreza energética, como enfrentá-la?
Atualidade

Portugal é um dos países da União Europeia com pobreza energética mais elevada. Estarão as habitações portuguesas suficientemente aquecidas e preparadas para enfrentar temperaturas próximas a negativas? Será o frio uma preocupação? Quais as soluções? Saiba tudo aqui!

Será este o lugar mais chuvoso do planeta?
Atualidade

No passado fim de semana assinalaram-se 57 anos do maior episódio de precipitação registado na história do planeta Terra em 24 horas, na pequena e pacata ilha da Reunião. Números impressionantes que permanecem até hoje. Saiba mais aqui!

Podem as baleias ajudar a travar o aquecimento global?
Ciência

Estudo indica que as baleias ajudam a retirar enormes quantidades de CO2 da atmosfera, chegando a captar mais de 3 dezenas de toneladas deste gás. Farão os maiores animais do mundo parte da solução para combater o aquecimento global? Saiba mais aqui!

Porque os nossos olhos choram no inverno?
Ciência

Os dias de inverno, mais frios e secos, provocam nos nossos olhos um mecanismo fisiológico natural: produção de lágrimas. E porque choramos? Como podemos evitá-lo? Saiba todos os pormenores aqui!

Desinformação: nova abordagem para o ensino das ciências
Ciência

Novo ensaio científico aponta para novas abordagens para o ensino da ciência, com o objetivo de desencorajar a disseminação de desinformação que diariamente mina e descredibiliza o conhecimento científico. Veja os pormenores aqui!

Microplásticos: baleias ingerem milhões de partículas por dia
Atualidade

Novo estudo mede a quantidade de microplásticos consumidos diariamente pelas baleias no seu processo de digestão. Os resultados do estudo são surpreendentes e alertam para a forma como estes resíduos afetam os ecossistemas marinhos. Veja mais aqui!

Como erupções vulcânicas causam tsunamis globais
Ciência

A erupção do vulcão Tonga gerou efeitos nunca antes vistas na História, apenas passíveis de comparação com a erupção do Krakatau (Indonésia) em 1883, gerando um tsunami de consequências à escala planetária. Saiba mais pormenores aqui!