A chuva está de volta a Portugal. Depois de deflagrarem vários incêndios a precipitação pode ser benéfica, apesar de também trazer alguns riscos. Veja onde vai chover no fim de semana.
Joana Campos
Redatora de notícias da Atualidade e Ciência - 831 artigosArtigos de Joana Campos
O número de pessoas em todo o mundo que morrem diretamente devido à resistência aos antibióticos aumentará para 1,9 milhões, por ano, até 2050, de acordo com o estudo mais abrangente realizado até à data.
O Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus (CAMS) monitoriza regularmente as variáveis atmosféricas que têm impacto na formação anual do buraco de ozono sobre o polo Sul e observou que o seu desenvolvimento começou mais tarde do que a média em 2024.
Num novo estudo, o astrofísico Paul Wiegert analisou a possibilidade de um asteroide mais pequeno atingir o Apophis e alterar a sua trajetória para uma rota de colisão com a Terra.
Os últimos dias têm registado aumentos graduais de temperatura em praticamente todo o território, com especial foco no norte e litoral do país. Como será a semana que se aproxima? Confira aqui!
Existem inúmeros estudos noutros países sobre os efeitos para a saúde da exposição a partículas com um diâmetro igual ou inferior a 10 micrómetros, mas pouca investigação foi realizada na Malásia.
Com machados, lanças, arcos e espadas, os cavaleiros europeus lutaram contra os temíveis caracóis medievais. Mas o que é que estes moluscos terrestres representam realmente? Saiba aqui!
A fotossíntese pode ocorrer na natureza mesmo com níveis de luz extremamente baixos, diz um estudo que investigou o desenvolvimento de microalgas do Ártico no final da noite polar.
O estado de tempo em Portugal tem sido de altos e baixos, principalmente no Norte. Depois de uns dias bastante nublados e com períodos de chuva, o cenário voltará a mudar.
Um novo estudo esclarece o papel vital que a mistura das águas do Atlântico e do Ártico desempenha na manutenção da Circulação de Capotamento Meridional do Atlântico (AMOC), que é crucial para regular o clima da Terra.
Depois da mudança meteorológica sentida na reta final da semana em Portugal continental, é esperada uma melhoria gradual no início da próxima, ainda que com algumas nuances. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas estão a deslocar e a reduzir as terras adequadas para o cultivo de alimentos e de madeira, colocando a produção destes dois recursos vitais em concorrência direta, segundo um novo estudo.
O setor espacial da Nova Zelândia tem vindo a desenvolver-se rapidamente desde que o primeiro foguetão descolou em 2017. Tudo isto pode ter implicações na poluição luminosa. Saiba mais aqui!
A desconexão do Mar Mediterrâneo do Atlântico ocorreu no final do Mioceno há cerca de 5,5 milhões de anos e levou à quase completa dessecação do mar, deixando apenas alguns lagos hipersalinos semelhantes ao atual Mar Morto.
O estado de tempo em Portugal tem sido um tanto quanto instável nos últimos dias, especialmente no Noroeste do país, onde até houve ocorrência de chuva. Como será o início da próxima semana? Confira aqui!
Já sabemos que a deposição de água doce nas correntes marítimas pode trazer uma série de alterações climáticas a nível global. Qual é o papel da Corrente do Labrador neste caso? Saiba aqui!
Às 05:11 do dia 26 de agosto de 2024, o IPMA registou um sismo com magnitude de 5.3 na escala de Richter a cerca de 60 km de Sines. Estarão os sismos a aumentar de frequência em Portugal? Saiba mais aqui.
Como já foi dito nas nossas últimas previsões, as temperaturas poderão ser inconstantes na reta final do mês de agosto, que dita o fim do verão climatológico. Saiba mais aqui!Tempo em Portugal na reta final de agosto: poeiras do Saara chegarão a mais regiões e haverá temperaturas acima da médiaOnde vai chover em Portugal este fim de semana? Meteored avisa para uma mudança de tempo nalgumas regiões
Uma nova investigação tem como objetivo preencher as lacunas no nosso conhecimento sobre as origens e o desenvolvimento desta prática peculiar em Taiwan. Saiba mais aqui!
Uma equipa de investigação internacional combinou métodos multidisciplinares para avaliar a forma como as intervenções com nitrogénio poderiam melhorar a qualidade do ar e reduzir a deposição de azoto. Saiba mais aqui!