Os investigadores demonstraram que a meteorização das rochas no Ártico irá acelerar com o aumento das temperaturas, desencadeando um ciclo de feedback positivo que libertará cada vez mais dióxido de carbono para a atmosfera.
Joana Campos
Redatora de notícias da Atualidade e Ciência - 831 artigosArtigos de Joana Campos
Como temos vindo a avançar, os remanescentes do furacão Leslie irão traduzir-se em períodos de chuva, por vezes intensa, no nosso país. Saiba aqui quais os locais de Portugal mais afetados.
Uma série de vazios sem árvores que parecem surgir aleatoriamente nas profundezas das densas florestas tropicais do centro-oeste de África pode desempenhar um papel fundamental para um vasto leque de espécies animais.
Os lagos de água doce do mundo estão a congelar durante períodos de tempo mais curtos devido às alterações climáticas. Saiba mais aqui!
A conversão do metano em biogás poderá reduzir as emissões e poupar mais de 400 milhões de euros por ano em custos de combustível. Saiba mais aqui!
A extinção de centenas de espécies de aves nos últimos 130 mil anos levou a reduções substanciais na diversidade funcional das aves e resultou na perda de cerca de 3 mil milhões de anos de história evolutiva única.
Os cientistas desenvolveram um fármaco que atua em ambos os principais pontos críticos de agregação da proteína Tau no cérebro - um fator-chave da neurodegeneração. Saiba mais aqui!
Como temos vindo a avançar sistematicamente nas nossas previsões, o ex-furacão Kirk passará muito perto da Península Ibérica e trará muita chuva, potencialmente acompanhada de trovoada, vento forte e grande agitação marítima. Eis as zonas de Portugal que serão mais afetadas.
Mais de um terço das crianças em todo o mundo tinham miopia em 2023, e esta proporção aumentará para quase 40% em 2050, de acordo com uma nova investigação.
Como avançamos nas últimas previsões, este fim de semana previa-se chuvoso em Portugal continental. Agora confirmamos esse cenário que se verifica devido à aproximação e consequente passagem de um rio atmosférico.
Uma abordagem à proteção dos recifes de coral baseada nos direitos humanos poderá garantir que os governos sejam responsabilizados pela salvaguarda dos ecossistemas marinhos e por capacitar as comunidades locais e indígenas para exigirem soluções sustentáveis.
Uma “floresta invisível” de fitoplâncton está a prosperar numa parte do oceano Atlântico, que está a aquecer, segundo uma nova investigação. Saiba mais aqui!
Apesar da pandemia da Covid-19 ter causado perto de 7 milhões de mortes, a nível mundial, até agora, esta não está nem perto das três pandemias mais mortais da história.
Svalbard é um grupo de ilhas remotas do Ártico, pertencente à Noruega. Para além de remoto, este local está cheio de factos curiosos. Conheça alguns aqui!
É certo e sabido que o sal dos oceanos tem uma grande influência não só para as correntes oceânicas, mas também para os ecossistemas marinhos. O que aconteceria se os oceanos não tivessem sal?
Já aqui falamos acerca da crise de salinidade messiniana que resultou no quase desaparecimento do Mediterrâneo, mas agora vamos perceber o que aconteceu para que este se voltasse a encher.
Durante o Paleozóico existia apenas um continente: a Pangeia. Esta começou a fragmentar-se durante o Triássico Superior, dando origem aos atuais continentes. Mas o que seria da Terra se esta não se tivesse fragmentado?
Este lago situado nas Ilhas Faroé é conhecido pela singularidade da sua posição, perto de um precipício no Atlântico que, do seu planalto rochoso, parece ter vista para o oceano.
A gravidez é um período de transformação, em que o corpo sofre rápidas adaptações fisiológicas. O que continua a ser um mistério é o que as mudanças hormonais provocadas pela gravidez fazem ao cérebro.
Saturno é conhecido pelo seu sistema de anéis e muitos reconhecem que os planetas Júpiter, Urano e Neptuno também têm este sistema. Mas será que a Terra alguma vez o teve?