Depois de uns dias estáveis ao nível do estado de tempo, a tempestade Dora chegou a Portugal e não está a passar despercebida. Veja aqui as imagens incríveis dos nevões!
Joana Campos
Redatora de notícias da Atualidade e Ciência - 838 artigosArtigos de Joana Campos
O impacto da substituição da vegetação por asfalto estende-se muito além dos limites da cidade, revela um novo estudo. Saiba mais aqui, connosco!
Semelhantes aos furacões, as secas podem atingir terra, mas o seu ritmo lento pode melhorar as previsões das mesmas e, consequentemente, mitigá-las mais facilmente. Descubra mais aqui!
Um satélite euro-americano, projetado para alargar uma medição de décadas da altura do nível do mar global, foi lançado na órbita terrestre da Califórnia no passado sábado. Saiba mais aqui!
De acordo com uma nova investigação liderada pelo Centro de Cosmologia e Física de AstroPartículas (CCAPP), da Universidade Estadual de Ohio, parece que o Universo está a ficar mais quente com o passar do tempo. Saiba mais aqui!
Através de dados do NOAA, o Programa de Pesquisa de Mudança Global dos Estados Unidos, mostra diversas evidências da migração atual de várias espécies marinhas para Norte, o que deverá afetar a economia do país. Saiba mais aqui!
De um navio, um avião ou da praia, os oceanos podem parecer planos e uniformes. Mas, na realidade, a água do oceano acumula-se em picos e vales. É mais alto em algumas margens do que noutras. Saiba mais aqui!
A tempestade Theta, encontra-se, neste momento, com uma trajetória de O-NE e com ventos superiores a 100km/h. Ainda não se sabe se esta tempestade vai atingir Portugal Continental, pois ainda existe uma elevada incerteza no seu futuro trajeto após passar pela Madeira. Saiba tudo aqui!
A primeira semana de Novembro apresentou-se chuvosa, com temperaturas amenas e com alguns episódios de trovoada. Como será a segunda semana? A aproximação do ciclone Theta poderá deixar surpresas. Saiba mais aqui!
O degelo é uma das consequências das alterações climáticas que estamos, atualmente, a presenciar. Este, por sua vez, pode dar origem a vários fenómenos capazes de intensificar os efeitos negativos destas alterações. Saiba mais aqui!
Em 2020, o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Tsunami incentiva o desenvolvimento de estratégias locais e nacionais para a redução do risco de desastres, de forma a salvar mais vidas contra os mesmos. Saiba tudo aqui!
A temporada do degelo do mar Ártico geralmente acontece entre março e setembro. Após atingir a extensão mínima, em setembro, o gelo marinho começa a crescer novamente, em outubro, quando termina o verão. Mas este ano, o crescimento está bem mais lento que no ano passado. Saiba mais aqui!
No dia 24 de outubro, a pedido da ONU, é comemorado o Dia Internacional Contra as Alterações Climáticas cujo objetivo é informar, consciencializar e educar a população mundial sobre os atrozes efeitos das mesmas. Saiba mais aqui!
Um poderoso terramoto ocorreu a sul da Península do Alasca, no início da tarde de segunda-feira, hora local, gerando um alerta de tsunami. Este alerta passou para um aviso de tsunami. Saiba tudo aqui!
A depressão Bárbara chegou a Portugal no dia de ontem. Já durante essa segunda-feira foram inúmeros os estragos que esta causou, desde inundações à destruição de esplanadas. Veja aqui as imagens!
As vendas de casas, nas áreas mais vulneráveis ao aumento do nível do mar, começaram a cair por volta de 2013, descobriram os investigadores. Agora, os preços estão a seguir um caminho de queda semelhante. Saiba tudo aqui!
No final de julho, 40% da plataforma de gelo Milne, com 4 mil anos, localizada na extremidade noroeste da Ilha Ellesmere no Canadá, desabou no mar, pelo que a última plataforma de gelo totalmente intacta do país já não existe. Saiba mais aqui!
Grande parte da Amazónia pode estar à beira de perder a sua natureza distinta e mudar de uma floresta tropical para uma savana, com muito menos árvores, como resultado da crise climática, alertaram alguns investigadores. Descubra tudo aqui!
A crise climática está a aquecer as noites mais rápido do que os dias, em diversas partes do globo. Esta é a conclusão da primeira avaliação mundial de como as alterações climáticas estão a afetar, de forma diferente, os dias e as noites. Saiba tudo aqui!
Apesar de alguns locais estarem a ser fustigados pelas alterações climáticas há já algum tempo, existem regiões do planeta que continuam intocadas por milhões de anos como a Antártida e o Ártico. Estas regiões são o barómetro para medir a gravidade das alterações climáticas. Saiba tudo aqui!