O verão climatológico iniciou-se bastante quente e estável. Contudo, os últimos dias de junho foram mais típicos de Primavera, com temperaturas mais baixas por todo o país e períodos de chuva, por vezes intensa. Como será julho? Manterá a tendência ou será mais típico? Saiba aqui!
Joana Campos
Redatora de notícias da Atualidade e Ciência - 838 artigosArtigos de Joana Campos
O telescópio espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, que foi lançado em 2013, lançou uma série de dados que permitiram criar um mapa 3D da nossa Via Láctea. Saiba mais aqui!
Para além da passagem de algumas pequenas depressões, que trouxeram precipitação a alguns locais do país, as nortadas e o ar polar contribuíram para a diminuição das temperaturas. Como será daqui em diante? Saiba aqui!
O chamado European Extremely Large Telescope (E-ELT) será o mais poderoso instrumento de observação óptica criado até hoje, capaz de ultrapassar os limites da ciência e aumentar a capacidade de observação atual em mais de 5 mil vezes.
Uma nova investigação da Universidade de Aveiro integrou, pela primeira vez, modelos numéricos de elevada resolução espacial e adaptados a cada local para concluir que o nível da água vai subir, sim, mas sem catastrofismos. Saiba mais aqui!
Num novo artigo publicado na revista Nature Communications, Io, a lua de Júpiter, e as suas misteriosas e evidentes cristas serpenteadas foram analisadas. Saiba mais aqui!
Uma depressão isolada em altitude resultará, em breve, na ocorrência de aguaceiros, havendo risco de trovoadas e granizo nalgumas regiões de Portugal continental. Contudo, as poeiras do Saara e a antecipada diminuição das temperaturas poderão inibir o calor e a instabilidade prevista. Saiba mais aqui!
Apesar de ser muito semelhante em composição, Neptuno tem uma cor azul mais intensa do que Urano. Agora os astrónomos encontraram uma possível explicação para isso. Saiba mais aqui!
Antes dos últimos 150 anos, o clima da Terra flutuava à escala de milénios, por vezes com frio suficiente para se tornar numa Terra "bola de neve", ou numa estufa. Saiba mais aqui!
As alterações climáticas estão a trazer um aumento da temperatura global e, desta forma, algumas noites têm sido mais quentes do que é habitual, afetando os ciclos de sono das pessoas. Isto é ainda pior para os idosos, mulheres e em países de baixos rendimentos. Saiba mais aqui!
A NASA afirma que um asteroide gigante conhecido como Asteroide 7335 (1989 JA) passará perto do planeta Terra já na reta final desta semana, mais concretamente na próxima sexta-feira, dia 27. Saiba mais aqui!
Quando o vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai entrou em erupção, a 15 de janeiro de 2022, devastou o Reino de Tonga e enviou ondas de choque literais e metafóricas por todo o mundo. Saiba mais aqui!
A monção da Índia chegará mais cedo este ano, proporcionando um alívio muito necessário após uma onda de calor que bateu recordes de colheitas danificadas e ameaçou a saúde de milhões de pessoas em toda a região. Saiba mais aqui!
O calor acentuado que se irá fazer sentir, com possibilidade de atingir, ou ultrapassar, os 40 °C nalgumas regiões portuguesas, não tem precedentes no mês de maio. Contamos-lhe mais aqui!
As erupções solares de há alguns dias causaram alguns apagões radioelétricos na Ásia e na Austrália. No entanto, ainda estamos longe do pico de atividade solar previsto para julho de 2025. Saiba mais aqui!
A devastadora onda de calor que assolou a Índia e o Paquistão nos últimos dois meses foi sem precedentes, mas o pior está para vir, à medida que as alterações climáticas prosseguem rapidamente, segundo afirmam alguns cientistas climáticos.
Grandes erupções vulcânicas foram ligadas a reduções nas monções da Índia, mas os mecanismos responsáveis permanecem pouco claros. Saiba mais aqui!
Devido às alterações climáticas, a vida nos oceanos enfrenta uma potencial perda maciça de biodiversidade que poderá levar a uma grande extinção global dos oceanos, e que rivalizaria com as grandes extinções do passado no planeta Terra. Saiba mais aqui!
Um novo estudo revelou que os eventos climáticos causados pelo El Niño irão provavelmente tornar-se mais frequentes nas próximas duas décadas, independentemente de qualquer redução nas emissões de carbono, o que poderá afetar drasticamente os padrões climáticos de todo o mundo.
Os astrónomos descobriram um novo tipo de explosão cósmica, mais pequena, a qual chamaram de 'micronova'. Saiba mais aqui!