Depois de uma onda de calor intensa que afetou quase todo o país, os últimos dias têm sido bastante amenos, principalmente na faixa litoral. Como será esta semana que começa agora?
Joana Campos
Redatora de notícias da Atualidade e Ciência - 838 artigosArtigos de Joana Campos
O preço do trigo caiu após a Rússia ter invadido a Ucrânia, mas os especialistas dizem que um dos alimentos mais consumidos no mundo continua a ser escasso e avisam que uma crise de fome global não é descabida.
Os 146 mil milhões de litros de vapor de água que esta erupção expeliu para a atmosfera poderiam alterar o clima da Terra ao ponto de a aquecer durante os próximos cinco anos, afetando também a camada de ozono. Saiba mais aqui!
Em junho de 2022, o U.S. Bureau of Reclamation emitiu um pedido de emergência aos estados da bacia do rio Colorado para reduzir a utilização de água em milhões de litros nos próximos 18 meses. Saiba mais aqui!
Novas imagens de Marte exploram as profundezas do desfiladeiro Valles Marineris do Planeta Vermelho, o maior sistema deste género do Sistema Solar. Saiba mais aqui!
Na década de 1970, um grupo desconhecido de ambientalistas iniciou o que se tornaria um marco ambiental com a campanha "Salvem as Baleias". As baleias, juntamente com os golfinhos, são os melhores aliados da ação climática. Saiba aqui porquê!
Os deslizamentos de terra e as avalanches são desastres geológicos naturais que causam danos económicos, físicos e podem até mesmo resultar na trágica perda de vidas humanas, ao longo dos anos. Saiba mais aqui!
Os cientistas descobriram que o asteroide Bennu possui uma superfície pouco sólida, pelo que qualquer objeto que tente aí aterrar, corre o risco de mergulhar na mesma. Saiba mais aqui!
Cientistas analisaram os movimentos do solo, do vulcão Mauna Loa (Havai), para modelar com precisão a localização do magma e como o influxo do mesmo se alterou ao longo do tempo, bem como, onde as falhas sob os flancos se moviam sem gerar sismos significativos. Saiba mais aqui!
A canícula está quase aí. Depois de uns dias extremamente quentes, com temperaturas bem acima do normal, o que podemos esperar com esta canícula que se avizinha? Saiba aqui!
O mês de julho está a ser um autêntico inferno. Até agora era ao nível das temperaturas, mas nos últimos dias, especialmente nas últimas horas desenvolveram-se uma série de incêndios extremamente agressivos e descontrolados. Veja aqui as imagens chocantes!
A situação de seca em Portugal está a ser uma preocupação em relação à água, visto que, em junho, mais de 67% do continente estava em seca severa e quase 30% em seca extrema. Saiba mais aqui!
A temperatura, em Portugal Continental, tem sido bastante elevada nos últimos dias, o que já deu origem a vários avisos, que neste momento cobrem todo o território, sendo que 12 deles são avisos vermelhos. Estes deverão manter-se até ao final do dia de amanhã.
Uma estrela morta - conhecida como anã branca - está a absorver detritos tanto do interior como do exterior do seu sistema, relatam os astrónomos da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA). Saiba mais aqui!
Os últimos dias têm sido extremamente quentes, por todo o continente português. Adivinham-se dias com temperaturas superiores às que se têm sentido. Saiba mais connosco!
De acordo com informações meteorológicas recolhidas pelo The US Sun, uma explosão solar, que atravessou o nosso planeta no início deste mês, fez com que o denso plasma se movesse em direção à Terra.
No início da tarde de domingo, 3 de julho, uma enorme parte do Glaciar Marmolada, pertencente aos Alpes italianos, desprendeu-se e atingiu dois grupos de alpinistas. Saiba mais aqui!
Um novo estudo internacional, conduzido pela Universidade de Monash, descreveu pela primeira vez o que poderá ter desencadeado o nascimento de Kilauea, um dos vulcões mais ativos do mundo. Saiba mais aqui!
Um robot em forma de peixe que pode recolher pequenos pedaços de resíduos plásticos nos oceanos foi desenvolvido por cientistas na Universidade de Sichuan, China. Saiba tudo aqui!
Um novo estudo sugere que o nosso planeta poderia receber menos raios solares, através da aplicação de uma cobertura maciça no céu. Este método é uma solução desafiante, mas plausível, que poderia cortar o aquecimento que o sol nos fornece.