Redes de estradas não mapeadas, não regulamentadas e, muitas vezes, ilegais estão a espalhar-se insidiosamente pelos ecossistemas mais frágeis. Saiba mais aqui!
Joana Campos
Redatora de notícias da Atualidade e Ciência - 836 artigosArtigos de Joana Campos
A constelação Corona Borealis alberga uma estrela anã branca chamada T Coronae Borealis (ou T CrB) que está à beira do que a NASA diz vir a ser uma espetacular e rara explosão de nova. Saiba mais aqui!
Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) ajuda os cientistas a dar sentido a grandes quantidades de dados, ajuda a detetar fraudes financeiras, conduz os nossos carros, dá-nos sugestões de música, entre outras. E está apenas a começar. Saiba mais aqui!
A maior câmara digital do mundo para astronomia está concluída. Uma vez instalada num telescópio no Chile, a câmara LSST irá recolher uma quantidade de dados sem precedentes sobre o nosso Universo, produzindo novos conhecimentos sobre tudo, desde a energia escura até aos asteroides.
Nos últimos dias presenciamos um aumento de temperatura, acompanhado por poeiras do Saara, ocorrência de chuva e descida das temperaturas. Será a próxima semana semelhante? Saiba aqui!
Isolar e identificar um novo vírus não é tarefa fácil - nem tão pouco escolher um nome apropriado para o mesmo, tal como os cientistas estão mais uma vez a descobrir. Saiba mais aqui!
Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia (NIST) desenvolveu uma técnica que utiliza o magnetómetro de um telemóvel vulgar para medir com grande precisão a concentração de glicose, um marcador da diabetes.
Um novo estudo concluiu que o fenómeno El Niño, que ocorre tipicamente uma vez a cada poucos anos, pode tornar-se ainda mais forte devido ao degelo do gelo marinho do Ártico. Saiba mais aqui!
Os Neandertais tinham grandes cérebros, linguagem e ferramentas sofisticadas. Para além disso, faziam arte e jóias. Sendo assim, porque é que os humanos modernos os substituíram? Saiba aqui!
As gaivotas estão a ser forçadas a entrar nas nossas cidades devido à perda de espaços naturais - e nós precisamos de aprender a viver com elas, afirmam os cientistas. Saiba mais aqui!
Depois de uma Semana Santa digna de Inverno na maior parte do país, o que nos dizem os modelos para o arranque do mês de Abril? Estará a chuva a despedir-se? Saiba tudo aqui!
Os cientistas estão a redobrar os esforços para investigar os potenciais riscos e benefícios de sombrear artificialmente a superfície da Terra para abrandar o aquecimento global. Saiba mais aqui!
Em 2022, em conferências de imprensa realizadas em todo o mundo, um grupo de cientistas revelou a primeira imagem de Sagittarius A (Sgr A*), o buraco negro da Via Láctea, que, apesar de ser mais pequeno que o M87, acreditam que este possa ter campos magnéticos semelhantes ao mesmo.
Os produtores mundiais de combustíveis fósseis estão a caminho de quase quadruplicar a sua produção, devido a novos projetos descobertos e aprovados até ao final da década, segundo um novo relatório.
Uma equipa de investigadores, liderada por Katharina Ribbeck, estuda as propriedades de muco produzido no nosso corpo e que mais-valias para a nossa saúde este pode ter. Saiba mais aqui!
O início da Semana Santa foi marcado por uma mudança drástica no estado de tempo em Portugal, com descidas abruptas de temperaturas e com o regresso da chuva e do vento. Como será a reta final? Veja aqui!
O nível do mar foi extraordinariamente elevado durante o último período da era dos dinossauros. Contudo, uma equipa de investigadores estima que este nível pode ter sido ainda mais elevado antes disso. Saiba mais aqui!
Há muito que o Sudão do Sul é afetado por catástrofes agravadas pelas alterações climáticas, como secas e inundações recorrentes. Agora, o calor extremo está a obrigar o país mais jovem do mundo a encerrar as escolas.
Os fenómenos meteorológicos na estratosfera estão a facilitar a previsão do tempo a longo prazo no norte da Europa, de acordo com uma nova investigação. Saiba mais aqui!
Os eclipses solares totais, como o que ocorrerá no próximo dia 8 de abril, ocorrem em horários fiáveis que podemos calcular até ao passado. Esta informação ajuda os investigadores a datar acontecimentos tidos como misteriosos na história antiga.