Anticiclone dos Açores forte poderá originar na segunda metade do mês de junho temperaturas acima da média na última semana do mês, mas a próxima semana ainda será de anomalias positivas de precipitação.
Hélder Lopes
Climatólogo - 319 artigosArtigos de Hélder Lopes
O dia 5 de junho de 2024 marcou um dia histórico para a exploração espacial. À meia-noite em Moscovo, o cosmonauta russo Oleg Kononenko alcançou a incrível marca de 1000 dias no espaço.
Uma tempestade geomagnética moderada pode trazer a aurora boreal, também conhecida como luzes do Norte, a algumas regiões da América do Norte, durante o dia de hoje, 11 de junho.
Apesar do aumento da aridez global, menos de 4% das áreas mais secas do planeta sofrerão desertificação até 2050, segundo um novo estudo. O "efeito fertilizante" do CO2 deverá estimular o crescimento da vegetação na maioria das áreas secas.
A próxima semana em Portugal será marcada por tempo fresco e instável, com chuva em algumas regiões. As temperaturas serão amenas para a época do ano.Depois da mudança brusca no estado de tempo em Portugal: como será o início da próxima semana? Irá a chuva continuar?Tempo em Portugal este fim de semana: atenção aos aguaceiros e trovoadas, serão muito fortes e descarregarão granizo
Amanhã, 5 de junho de 2024, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente, que coloca em evidência a necessidade urgente de restaurar o planeta. A ciência mostra que podemos recuperar 15% da terra degradada até 2030. Saiba mais aqui!
Cigarras de olhos vermelhos têm estado a invadir Chicago desde o passado mês de maio, obrigando os residentes a envolverem as árvores em rede para as proteger. A medida preventiva visa evitar os danos nas árvores mais jovens.
Apesar de 68% das albufeiras monitorizadas apresentarem disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, a escassez de água em algumas regiões persiste.
Europa prepara-se para outro verão com temperaturas extremas, onde se esperam medidas de adaptação e procura por destinos mais frescos. Temperaturas elevadas estão a impulsionar mudanças nos comportamentos dos turistas. Saiba mais aqui!
Os dados de satélites da NASA revelam uma aceleração preocupante na subida do nível do mar, principalmente devido ao aquecimento global, mas com influência do El Niño no último ano.
A crise hídrica global está a intensificar-se e ameaça desencadear conflitos por este recurso vital. Especialistas, como John Cherry, galardoado com o Prémio Nobel da Água, advertem sobre a situação crítica que enfrentam os países perante o colapso dos sistemas hídricos.
Uma nova investigação da Universidade de Queensland (UQ) oferece novas perspetivas para combater o declínio cognitivo associado ao envelhecimento. O estudo, publicado na revista científica Aging Cell, demonstra que o exercício físico pode ajudar a prevenir ou retardar o declínio.
A capital da Índia está a sofrer sob o aperto de uma onda de calor brutal, com temperaturas que ultrapassam os 46 °C pelo quarto dia consecutivo. As autoridades meteorológicas estenderam o alerta vermelho para calor extremo até sexta-feira.
Circulação de Hadley no Hemisfério Norte enfraquece devido à atividade humana: estudo revela que forçamentos naturais intensificaram a circulação no último milénio.
Mais episódios de calor extremo ao longo do século XXI poderão agravar os problemas de saúde de mais de 200 milhões de idosos a nível mundial. Saiba mais aqui!
Alok Shukla, defensor do ambiente na Índia, foi agraciado com o Prémio Goldman por proteger 1800 km2 de florestas ameaçadas por minas de carvão. Pulmões de Chhattisgarh parecem estar salvaguardados até então graças a esta personalidade.
Plataformas de gelo na Antártida em risco de colapso devido ao degelo acelerado, com graves consequências para o nível do mar e os ecossistemas polares. Saiba mais pormenores aqui!
Há muito que ouvimos falar de "desastres naturais" nas notícias, por ONGs e outras organizações internacionais (até mesmo por algumas entidades menos informadas). A verdade é que, segundo o UNDRR, a designação de desastre natural não existe. Saiba mais aqui!
O exercício físico é fundamental para a saúde e bem-estar. Mas será que precisamos descansar entre os dias de esforço? É bom fazer exercício todos os dias? Para responder a estas perguntas, vamos ver o que a ciência diz sobre o assunto.
Numa investigação, em Helsínquia, descobriu-se que os modelos meteorológicos atuais podem prever com precisão a energia emitida e refletida pela Terra, mas também como estas projeções afetam diretamente os movimentos dos satélites em órbita baixa.