Investigadores do SLAC descobriram que o oxigénio aumenta a precipitação exótica, constituindo-se um novo caminho para fazer diamantes no planeta Terra. A água em si é muito valiosa, mas já imaginaram uma “chuva de diamantes”? Saiba mais aqui!
Hélder Lopes
Climatólogo - 319 artigosArtigos de Hélder Lopes
As regiões montanhosas estão dependentes de grandes medidas de adaptação e tal é reforçado no relatório mais recente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (Intergovernamental Panel for Climate Change - IPCC). Saiba mais pormenores aqui!
A redução das concentrações de ozono na atmosfera e a formação do buraco do ozono são causados por processos meteorológicos e químicos complexos. A sua monitorização é feita de forma diária e é fundamental para determinar as tendências a longo prazo.
As altas temperaturas têm feito os turistas repensar os seus destinos e o período de viagem. Muitos estão a alterar as suas viagens devido ao calor extremo que se tem feito sentir, embora as políticas de cancelamento deem pouca margem para alterações.
Cidade na Ásia registou, a 9 de agosto, 53.6ºC, a temperatura mais elevada já registada, neste mês, neste continente, e uma das mais elevadas da história. Isto ocorre num momento em que grande parte do mundo enfrenta condições climático-meteorológicas extremas.
Uma equipa de especialistas internacional confirmou a existência de duas linhagens de SARS-CoV-2 que passaram de animais para humanos no mercado de Huanan e proliferaram a partir da região de Wuhan.
Com a subida da temperatura, milhões de britânicos preparam-se para uma nova onda de calor de 10 dias e as autoridades avançam para declarar uma seca oficial. Os efeito da seca em Londres são dos mais notórios em décadas.
Vários países no mundo têm sofrido sucessivas ondas de calor durante o ano de 2022. Em vários países, as investigações têm salientado a importância de conhecer-se a "temperatura de bolbo húmido" para a análise do stress térmico. Saiba mais aqui!
Se o aumento das emissões de gases com efeito de estufa continuar, 70% da população em diversos países necessitará de ar condicionado até 2050. Este balanço é feito por investigadores do Harvard China Project, localizado em Nova Iorque (EUA).
James Webb encontra-se em órbita desde o final do ano passado, a 1,5 milhões de quilómetros do nosso planeta. Este megatelescópio pode colocar à prova a teoria do Big Bang e dar novos contributos sobre a origem do universo. Saiba mais aqui!
As estufas que hoje pontilham a região oriental da Andaluzia e cobrem o Campo de Dalías nem sempre estiveram lá. Em meados do século XX, os solos da região almeriense dedicavam-se sobretudo ao cultivo da vinha e à produção de uvas.
Quando estamos perante uma onda de calor, estudos recentes vieram demonstrar que as mesmas são responsáveis pelo aumento da mortalidade por problemas cardiovasculares. Saiba mais aqui!
O ser humano está a acabar com espécies animais tão rapidamente que a evolução natural não tem conseguido acompanhar. Contamos-lhe mais aqui!
O degelo do permafrost (constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados) está a causar danos irreparáveis e a responsabilidade é do aquecimento global, com mudanças profundas na criosfera das montanhas dos Himalaias. Saiba mais aqui!
Todos os anos são produzidos mais de 400 milhões de toneladas de plástico. Destes, 40% servem exclusivamente para sacos e embalagens, sendo que 9% acabam por ser reciclados, 79% vão parar a aterros sanitários e 12% são incinerados.
Até 2030, estima-se que mais pessoas possam ser empurradas para a pobreza devido às alterações climáticas. É expectável também que sejam agravadas as desigualdades entre os países, nas cidades num mesmo país e até entre indivíduos em função do género.
Mais de 1 milhão de espécies correm o risco de desaparecer nas próximas décadas e as alterações climáticas são responsáveis pela extinção de 8%. Podemos estar na sexta extinção em massa das espécies. Saiba mais aqui!
Há pouco mais de 10 anos, pedir a um hóspede que reutilizasse a sua toalha era considerado uma inovação no caminho para a sustentabilidade. 10 anos depois, o setor do turismo está em crescimento e pede-se muito mais a todos os envolvidos. Saiba mais aqui!
O fenómeno raro "heatburst", que em português significa ‘explosão de calor’, foi registado em Beja na madrugada de 21 de maio de 2022. O que aconteceu? E o que é, afinal, este fenómeno que tanto nos tem vindo a intrigar nos últimos dias?