Chegada a época do Ano Novo é a ocasião para comprar uma roupa nova e com quanto mais brilhantes melhor, já diz a tradição. Mas deixamos agora um alerta para o facto de as lantejoulas constituírem um perigo ambiental. Fique a saber mais aqui!
Hélder Lopes
Climatólogo - 319 artigosArtigos de Hélder Lopes
À medida que o eucalipto arco-íris envelhece, aparece um conjunto de manchas multicoloridas na casca do seu tronco. Isto está na origem do seu nome e é o que torna esta árvore tão interessante. Saiba mais aqui!
Hoje em dia fala-se sobre as teleconexões climáticas, de entre as quais a Oscilação do Atlântico Norte (NAO – North Atlantic Oscillation) e a Oscilação do Ártico (AO – Arctic Oscillation). A combinação destas teleconexões climáticas provocaram na passada semana uma tempestade, que originou vários estragos.
Novo estudo da Universidade de Cambridade revela agora que os peões podem ser empurrados para uma gama ampla de atividades físicas por meio de pequenas mudanças na paisagem urbana. Saiba mais aqui!
A União Europeia (UE) tem feito grandes esforços para diminuir a mortalidade associada à poluição e, sobretudo, a partículas finas (PM 2.5). Entre 2005 e 2020, a mortalidade caiu em 45%. A boa notícia é que, a este ritmo de redução, em 2026 será alcançada a meta estabelecida para 2030. Saiba mais aqui!
Dos criadores de "Dark", chegou uma nova série à Netflix que combina suspense, terror e drama. "1899" é uma série que retrata vários casos reais, o que se crê ser capaz de prender os espectadores desde o primeiro minuto.
A extinção do Pérmico, há 252 milhões de anos, contribuiu para um devaste rápido da vida no mundo. Porém, após esta grande extinção seguiu-se um período de acelerada recuperação durante o Triássico. Saiba mais aqui!
Um estudo realizado pela Schneider Eletric, em parceria com a 451 Research, Forrester e Canalys, apontou que 22% das empresas do setor tecnológico não consideram as ações sustentáveis como foco, embora possam ter determinadas iniciativas de eficiência para melhorar determinadas operações específicas.
A NASA anunciou, a 26 de outubro, que o buraco de ozono sobre o Pólo Sul encolheu 700.000 milhas quadradas, ou aproximadamente o tamanho do Texas, em comparação com o mesmo período de 2021. Os resultados são animadores para cientistas internacionais.
A exposição a temperaturas extremas acelerará a mortalidade entre espécies devido às alterações climáticas. Para prever tais perdas, precisamos saber com que rapidez os organismos sucumbem perante situações de extremo calor. Saiba mais aqui!
Apesar de existirem vários buracos negros no Universo e na Via Láctea, não parece haver grandes hipóteses de atingir o planeta Terra. Caso tal acontecesse, podia acarretar grandes consequências. Saiba mais aqui!
No Lago Shasta nos Estados Unidos, foi revelado um barco da Segunda Guerra Mundial. Este navio esteve na linha da frente do Mediterrâneo e Pacífico, atribuindo-lhe o título de um dos navios da frota comandada pelo lendário general George S. Patton. Saiba mais aqui!
Num esforço para melhorar a qualidade do ar em espaços indoor e reconectar os humanos com a natureza, uma empresa projetou uma 'parede verde' inteligente com monitorização por sensores em tempo real e inteligência artificial.
A subida do nível médio do mar tem colocado em cima da mesa a criação do estatuto de “Rising Nations”, de Estados-nação 2.0 ou de cidades flutuantes. Estas e outras questões poderão, aliás, ser alvo de debate na COP27. Saiba mais aqui!
Durante o penúltimo período de deglaciação, a intensidade de degelo foi muito mais rápida do que aquilo que se pensava anteriormente. Perante um cenário de alterações climáticas, a instabilidade das camadas de gelo marinhas foi responsável pelo aceleramento do aquecimento global. Saiba mais aqui!
Durante esta semana, ocorreram grandes avanços na ciência interplanetária. O Telescópio Espacial Hubble revelou uma enigmática explosão cósmica e uma operação do Telescópio Espacial Hubble e James Webb permitiu observar e esmagar um alvo celestial. Saiba mais aqui!
Cinco minutos após um terramoto de magnitude de 7,6 ter atingido a costa sudoeste no México a 19 de setembro, as águas de uma caverna do Parque Nacional do Vale da Morte começaram a chocar com as rochas calcárias, graças a um fenómeno designado por ‘tsunami no deserto’.
Os polos estão a aquecer bem mais rápido do que a média global, o que está na origem de ondas de calor recorde relatadas no início do ano de 2022 no Ártico e na Antártida. Um projeto agora publicado pretende recongelar as áreas polares do planeta!
Cientistas afirmam que as resinas das turbinas eólicas podem ser recicladas e reutilizadas de diversas formas. Uma das quais prende-se com a utilização para a produção de gomas. É um conceito, no mínimo, estranho, mas que pode estar a chegar às nossas cadeias de supermercados.
Na estratosfera do polo norte está a formar-se o vórtice polar. É um sistema de baixas pressões que surge no fim de agosto e se mantém até final do inverno. Nos próximos meses definirá o tempo na Europa e EUA durante o inverno de 2022-2023.