O aumento no número de espécies não nativas em todo o mundo, revelado por um estudo do Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica de Kiel, destaca a urgência de medidas preventivas diante do potencial devastador destas invasões biológicas.
Hélder Lopes
Climatólogo - 319 artigosArtigos de Hélder Lopes
Ao longo de mais de mil milhões de anos, a água viajou para as profundezas do planeta, desencadeando reações químicas na fronteira núcleo-manto. Estes resultados são apontados por investigação do Arizona State University e Yonsei University.
A ideia de oceanos ebulirem parece saído de um filme de ficção científica. Os especialistas também afirmam que, mesmo com o uso atual dos combustíveis fósseis, o planeta Terra não atingiria temperaturas a ponto de ebulir os oceanos. Saiba mais aqui!
Um estudo da University of New South Wales revela que as nuvens estratosféricas sobre o Ártico são um elo crucial perdido nos modelos climáticos, destacando-se o seu interesse para a representação mais precisa do clima passado, presente e futuro.
O Centro de Ciências de Terremotos da Região de Cascadia (CRESCENT), financiado pela Fundação Nacional de Ciências dos EUA, procura entender a ameaça dos terremotos na zona de subducção, preenchendo as lacunas do conhecimento e fortalecendo a preparação para potenciais desastres naturais.
O debate sobre as dietas de animais de estimação ganha destaque com um estudo recente, sugerindo que a transição para dietas veganas poderia salvar milhões de vidas animais anualmente e ter um impacte ambiental positivo.
Nos avanços mais recente em direção à compreensão da reprodução humana no espaço, cientistas japoneses conseguiram chegar a algumas conclusões interessantíssimas, cultivando com sucesso embriões de camundongos a bordo da International Space Station (ISS), da NASA.
Novas evidências científicas ajudam a redefinir o entendimento sobre as emissões de mercúrio na atmosfera, revelando a influência das erupções vulcânicas e o impacte das atividades antrópicas. Saiba mais aqui!
Após as recentes tempestades, o panorama das barragens em Portugal revela um acréscimo no volume de água armazenada, embora a situação continue a representar um desafio para o abastecimento hídrico no país.
Com o lançamento do satélite EarthCARE, colaboração entre a ESA e a JAXA, estamos prestes a viver uma nova era da compreensão das nuvens, aerossóis e radiação, contribuindo com avanços significativos para avaliar os mistérios do sistema climático terrestre.
Cientistas do Weizmann Institute of Science, em Israel, descobriram que o sistema imunológico humano pode pesar entre 1 e 1,2 quilos, revelando a sua complexidade e importância na defesa do corpo contra doenças.
Um estudo recente demonstrou que a urbanização exerce pressões distintas sobre as plantas, influenciando as suas trajetórias evolutivas. Investigadores da Universidade de Chiba, no Japão, mostraram como as plantas se adaptam às temperaturas mais elevadas.
Em 2023, o El Niño emerge com "modéstia", contrastando com eventos extremos do passado, mas a sua imprevisibilidade mantém a atenção dos cientistas. O satélite Sentinel-6 Michael Freilich revela diferenças cruciais na altura do mar.
No deserto do Saara, na Mauritânia, encontra-se o Olho do Saara, uma maravilha geológica de 40 quilómetros de diâmetro. A origem magmática e intrusiva desafia as teorias convencionais, tornando-se num enigma para a comunidade científica.
A iminente formação do fenómeno El Niño, no final de 2023, pode desencadear um aumento nas temperaturas globais, responsável por ultrapassar o limite crítico de 1,5 ºC.
No sudeste da Espanha, a província de Almería transformou-se numa potência agrícola com as suas estufas de plástico que dominam a paisagem, responsáveis pelo crescimento económico da região, mas também diversas preocupações ambientais.
Os ciclones tropicais estão a chegar mais cedo, alertam cientistas, com um estudo recente a revelar que estas tempestades intensas estão a antecipar-se entre 3 a 4 dias. Saiba mais aqui!
O observatório europeu Copernicus lançou um alerta inequívoco: o mês de setembro de 2023 foi o mais quente já registado no planeta, ultrapassando o recorde anterior de 2020 por uma margem notável.
A popularidade dos alimentos orgânicos tem crescido nos últimos anos, com muitos consumidores a procurar opções mais saudáveis e sustentáveis. No entanto, a certificação destes produtos ainda segue alguns processos semelhantes à agricultura convencional.
A mudança para o horário de inverno provoca comemorações por uma hora extra de sono, mas especialistas alertam para os possíveis impactes na saúde dos portugueses. Saiba mais aqui!