Num cenário de preocupação crescente com as emissões de metano, um estudo recente revela que o cultivo de arroz na África Subsaariana, até recentemente subestimado, contribui significativamente para o aumento global deste gás com efeito estufa.
Hélder Lopes
Climatólogo - 319 artigosArtigos de Hélder Lopes
Em setembro de 2022, eventos sísmicos enigmáticos agitaram os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no Mar Báltico, desencadeando suspeitas de sabotagem. Um estudo liderado por, Ross Heyburn, da AWE Blacknest, procura novas explicações.
O ano de 2023, marcado por recordes climáticos e vários desastres naturais, trouxe também uma série de notícias positivas no domínio ambiental, tanto a nível nacional, como internacional. Saiba mais aqui!
Numa viagem pelas temperaturas elevadas de alguns dos lugares mais quentes do mundo, o The Washigton Post revelou que as casas em locais áridos podem prescindir do ar condicionado graças aos princípios básicos do arrefecimento passivo.
O sul de Portugal despediu-se de 2023 mergulhado em preocupações hídricas, com a crise climática a agravar a escassez de água no Alentejo e Algarve. As barragens, especialmente a sul do Tejo, registam níveis críticos, o que agrava as apreensões para o próximo ano agrícola.
A aproximação do fim-de-semana de Ano Novo é pautado por dinâmicas atmosféricas complexas, revelando um cenário incerto para aqueles que ambicionam sair às ruas no bater das doze badaladas do dia 1 de janeiro.
Numa recente expedição, geofísicos a bordo do navio de pesquisa RV Investigator descobriram uma cadeia de montanhas submarinas entre a Tasmânia e a Antártida, que abrange 20.000 km². Saiba mais aqui!
O fenómeno, conhecido como "Föhn", impulsionado por rios atmosféricos, está na origem de ventos quentes e secos que aquecem rapidamente a superfície do gelo, contribuindo para níveis de degelo elevados. Saiba mais aqui!
Cientistas da Universidade de Utah revelam um padrão matemático simples nas acelerações dos flocos de neve durante a sua deslocação na atmosfera. O estudo destaca a importância destes padrões para a previsão do tempo e compreensão das mudanças climáticas.
As chuvas torrenciais desencadeadas pelo ciclone tropical Jasper causaram valores extremos de precipitação em North Queensland, Austrália, com 870 mm de precipitação em apenas 24 horas.
Na vanguarda da investigação, uma equipa de investigadores de várias universidades e centros de investigação apresentam o RALAN-Map, o primeiro mapa de poluição luminosa calibrado em alta resolução da Península Ibérica.
Cientistas do Instituto de Astrofísica de Andalucía (IAA-CSIC) revelam, através de um estudo inovador, a origem dos "fantasmas" atmosféricos na mesosfera. Contrariando conceitos antigos, os eventos luminosos transitórios, conhecidos como "fantasmas", são agora associados a metais como ferro e níquel.
Uma investigação recente da Universidade da Califórnia San Diego revelou que aeronaves espaciais em alta velocidade podem atravessar áreas geladas de luas distantes, detetando substâncias orgânicas como aminoácido.
Cientistas da Universidade Estadual de Ohio patentearam o enigma associado à ausência de dor em lesões causadas pela leishmaniose cutânea, abrindo novas possibilidades no tratamento da doença sem o uso de narcóticos.
Com a chegada do Natal, a escolha entre árvores naturais e artificiais torna-se crucial para aqueles que procuram uma celebração mais sustentável. Os especialistas recomendam árvores naturais, ressaltando a sua menor pegada de carbono e a possibilidade de plantação pós-Natal.
Cientistas advertem sobre a falta de dados nos vulcões do Arco Vulcânico da Cascata, abrangendo áreas do norte da Califórnia ao sul da Colúmbia Britânica. A revisão destaca a urgência em entender o armazenamento de magma.
Portugal mantém os mesmos problemas de armazenamento de água em novembro de 2023, com o Algarve a registar a sua pior situação histórica. O aumento desigual nos níveis de água nas albufeiras destaca a urgência de medidas drásticas.
Com a COP28 a iniciar, o presidente e CEO da Adnoc, Sultan Al Jaber, lida com o desafio de reconciliar os interesses da indústria petrolífera dos Emirados com as crescentes pressões internacionais para abandonar os combustíveis fósseis.
Um estudo da Environmental Working Group revelou que 40% dos alimentos convencionais para bebés nos Estados Unidos da América (EUA) contêm pesticidas tóxicos, o que representa uma séria ameaça à saúde dos pequenos.
O National Trust alerta para a urgência de medidas robustas e investimentos diante das ameaças das alterações climáticas, evidenciando a vulnerabilidade de 28 500 casas históricas e extensas áreas costeiras.